DEBILITADAS OU MORTAS

MG: PRF resgata 1.400 aves silvestres em situação de maus-tratos na BR-040

Motorista usava caixas com som alto para abafar o som das aves, que seriam vendidas em São Paulo. A apreensão foi feita na BR-040, na altura de Sete Lagoas (MG)

Publicidade
Carregando...

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou cerca de 1.400 aves silvestres que eram transportadas de forma ilegal e em situação de maus-tratos na BR-040, altura de Sete Lagoas (MG), na Região Central do estado, nessa quinta-feira (31/7). Os animais estavam debilitados ou mortos e seriam vendidos em feiras de Guarulhos, no estado paulista.

Segundo a corporação, as aves estavam em gaiolas armazenadas em uma Fiat Fiorino, abordada pelos agentes no quilômetro 470 da rodovia. O carro tinha caixas de som com volume alto que chamaram a atenção dos agentes. Eles questionaram o motorista, de 30 anos, e ele confirmou que a carga era de aves silvestres.

Conforme os registros, 30 aves já foram encontradas mortas. Vídeos compartilhados pela PRF mostram grandes quantidades de animais em pequenas gaiolas de madeira. Segundo a corporação, as aves estavam em gaiolas empilhadas, com ventilação insuficiente, sem acesso a água e alimentos. 

Os animais também estavam sendo submetidos a condições de estresse com o som alto. De acordo com a PRF, o som das caixas ligadas aparentemente era usado para abafar o som das aves.

As aves vivas estavam debilitadas. Elas foram retiradas do carro e colocadas em um espaço sombreado e arejado. O condutor e o passageiro, de 49 anos, contaram que são do estado de São Paulo, compraram os animais em Montes Claros (MG) e pretendiam vendê-los em feiras na cidade de Guarulhos (SP).

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Os dois assinaram um termo de compromisso para comparecimento à Justiça e a ocorrência foi registrada como crime de captura e comércio ilegal de fauna silvestre. Os animais foram encaminhados pelo Ibama ao Centro de Triagem de Animais Silvestres em Belo Horizonte e o veículo, encaminhado ao pátio da Polícia Civil em Sete Lagoas.

Tópicos relacionados:

aves br-040 maus-tratos minas-gerais prf

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay