Atingidos pela barragem de Brumadinho fazem ato contra fim de auxílio
Encerramento do Programa de Transferência de Renda (PTR) foi anunciado na semana passada
compartilhe
Siga noO Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) fez nesta quinta-feira (25/09) um ato contra o fim do Programa de Transferência de Renda (PTR), criado como parte do Acordo Judicial para Reparação Integral após o rompimento das barragens em Brumadinho.
A manifestação aconteceu em frente à sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), onde foi realizada uma reunião entre o MAB e a presidência do Tribunal para discutir o fim do programa.
O fim do PTR foi anunciado na última sexta-feira (19/09), pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais. Os últimos pagamentos serão feitos em Outubro.
- Atingidos pela tragédia em Brumadinho se manifestam contra fim de programa
- MP anuncia fim de programa para atingidos da barragem de Brumadinho
De acordo com o MAB, o fim do programa deixará 164 mil atingidos da Bacia do Paraopeba e do Lago de Três Marias em situação de insegurança e desamparo. O movimento alega ainda que o programa estava sendo conduzido sem responsabilidade e sem respeito às comunidades atingidas e que não é possível encerrar o auxílio no atual cenário.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
“A reparação não foi feita, o povo não recebeu indenização, o rio não foi limpo, o povo continua vivendo com esses contaminantes causando problemas de saúde. Não tem a mínima condição de acabar com o PTR sem ter um auxílio emergencial para que essas famílias sobrevivam até que haja uma reparação digna e correta.” afirmou Guilherme Camponês, membro da coordenação estadual do MAB.