Incêndio na Serra do Curral chega ao 3º dia; 61 agentes atuam no combate
Força-tarefa adotou um rodízio para monitorar e proteger o Hospital da Baleia e a central de oxigênio da unidade, localizados próximo à área atingida
compartilhe
SIGA

O incêndio que atinge a Mata da Baleia, na Serra do Curral, Região Leste de Belo Horizonte, entrou no terceiro dia nesta quinta-feira (2). O fogo começou na tarde de terça-feira (30) e ainda não foi controlado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis equipes estão em campo, com reforço de uma tropa especializada. A força-tarefa conta com 61 agentes, entre militares da corporação, Polícia Civil, Exército e brigadistas civis.
Leia Mais
Na noite dessa quarta-feira (1º), as equipes foram recolhidas por causa do relevo acidentado e dos riscos da escuridão. Um sistema de rodízio foi adotado para monitorar e proteger o Hospital da Baleia, localizado próximo à área atingida.
Durante a madrugada desta quinta-feira (2), com a intensificação dos ventos, os bombeiros mobilizaram uma nova equipe para criar uma "linha fria" de contenção no entorno da central de oxigênio do hospital.
Segundo a corporação, o incêndio segue ativo em duas frentes, mas sem risco para a unidade de saúde. A situação, afirmam, é considerada mais controlada em relação ao dia anterior.
Mudança no Hospital da Baleia
Os pacientes oncológicos do Hospital da Baleia, foram transferidos nessa quarta-feira (1º) de um prédio da unidade para outro, devido ao incêndio que atinge a Mata da Baleia, na Serra do Curral. Quase 50 pacientes em tratamento do câncer foram afetados.
De acordo com o hospital, não há risco de incêndio nas estruturas, mas há muita fumaça e fuligem. Os atendimentos que estavam marcados para o prédio Antônio Mourão Guimarães foram remanejados para o prédio Maria Ambrosina.
Referência em saúde
O filantrópico Hospital da Baleia oferece 30 especialidades médicas e como referências, os Centros de Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare).
Fundado em 4 de julho de 1944, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros. Todos os anos, o hospital informa que realiza em média 1,2 milhão de atendimentos a pacientes de 88% dos municípios mineiros – sendo 95% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Incêndio na Serra do Curral
O fogo começou na terça-feira (30) na mata da Baleia, na Região Leste da cidade, e se alastrou rapidamente, formando uma extensa linha de fogo.
O incêndio provocou uma grande coluna de fumaça, que podia ser vista a partir de bairros das regiões Leste e Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cinco guarnições e três aeronaves foram empenhadas no combate às chamas.
Ainda segundo o CBMMG, apesar da grande extensão, o incêndio não oferece risco às edificações. A Serra do Curral abriga um parque municipal e é símbolo natural da capital mineira.