Nova estação do metrô na Grande BH atenderá 7 mil pessoas por dia
A estação Novo Eldorado está sendo construída em Contagem, na Grande BH, e tem previsão para ser entregue no início de 2026
compartilhe
SIGA

A Estação Novo Eldorado, em Contagem (MG), uma extensão de 1,6 km da Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte, teve 85% das obras concluídas. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (7/10), durante uma vistoria no local feita pelo governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo).
A obra tem previsão para ser entregue no início de 2026. De acordo com o governador de Minas, estudos mostraram que a nova estação pode beneficiar 7 mil pessoas por dia e, embora haja transtorno causado pelas obras, como sujeira e barulho, o "benefício é permanente", pois a construção deve facilitar a vida de usuários na Grande BH.
Leia Mais
"Quanto mais estações, mais você agrega de movimento. É mais uma linha e várias estações. Pessoas que hoje optam por ônibus, carro ou moto, à medida que as estações crescerem, terão mais opções", disse o governador.
De acordo com a superintendente do contrato de concessão da Metrô BH Letícia Torres, outros estudos apontam que 4.200 usuários serão atendidos na hora pico. Para suprir a demanda, a concessionária calculou uma operação que atenda três vezes esse número, chegando a aproximadamente 12 mil em horários de pico.
"A gente ainda não tem preciso o número de usuários que vão passar por aqui. Já o tempo de viagem deve crescer em torno de mais ou menos 1 minuto, porque a gente vai estender aí mais ou menos 1,6 km", explica a superintendente.
A estação Novo Eldorado está sendo construída em um ponto anterior à estação Eldorado. Com isso, ela será o ponto de partida do metrô de Contagem (MG) para BH. De acordo com o Metrô BH, a Linha 1 (Eldorado-Vilarinho) vai se integrar à Linha 2 na estação Nova Suíça.
A última estação inaugurada na Grande BH foi a Vilarinho, em 2002. Depois de 20 anos sem ampliação, o o governo de Minas ressalta que, além de ampliar a capacidade de transporte diário de passageiros, a nova estrutura vai reforçar a integração metropolitana entre as cidades.
Conforme o governador, 24 novos trens, produzidos na China, estão previstos para entrar em operação no primeiro semestre de 2026. As composições atenderão tanto a Linha 1 quanto a Linha 2, oferecendo mais conforto e estabilidade nas viagens, além de maior economia de energia.
As novas aquisições substituirão os trens adquiridos na década de 1980 e se juntarão a outros adquiridos entre 2010 e 2013 que seguirão em operação, totalizando uma frota de 34 vagões. A expectativa é receber duas composições por mês, de modo que dez deles entrem em operação até o fim de 2026. A capacidade de transporte, de mil passageiros por trem, seguirá a mesma.
Pacote de obras na Linha 1
Além da entrega da nova estação, outras intervenções estão sendo realizadas para aprimorar a Linha 1. Segundo a Metrô BH, elas envolvem reformas de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente, iluminação e hidráulico.
Até o final deste ano, as estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho serão revitalizadas. Já as estações Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar serão reformadas até o final de 2026.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Com a conclusão das obras, a expectativa é de que o Metrô da Grande BH passe a transportar uma média diária de 157 mil usuários na Linha 1.