BH inicia teste de táxis-lotação com veículos de até sete lugares
Superintendência de Mobilidade da capital autorizou o serviço em caráter experimental e temporário por 90 dias
compartilhe
SIGA

Quem utiliza táxis-lotação na capital mineira poderá viajar em veículos com até sete lugares a partir desta quarta-feira (8/10). A Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) autorizou, em caráter experimental e temporário por 90 dias, o uso de veículos desse tipo. Atualmente, o serviço atende passageiros nas avenidas Afonso Pena e Contorno, na Região Centro-Sul.
Segundo a portaria, durante o período de teste, os veículos poderão operar com cinco a sete assentos, conforme atualização no regulamento do serviço. A iniciativa tem como objetivo avaliar os impactos da mudança sobre o transporte público coletivo e o serviço tradicional de táxi, além de atender à crescente demanda de usuários pelo modelo de corrida compartilhada.
Leia Mais
A equipe técnica da Sumob será responsável por monitorar a operação e elaborar um relatório de avaliação ao final do período experimental. O estudo indicará se a medida poderá se tornar permanente. O documento também prevê que o teste poderá ser interrompido a qualquer momento, desde que os motoristas sejam comunicados com pelo menos um dia útil de antecedência, por meio do Sindicato dos Taxistas (Sincavir).
Em um vídeo publicado nas redes sociais, os representantes da categoria afirmaram que, aprovado o teste dos carros maiores para o táxi-lotação, também será pedida autorização, à Sumob, para que o mesmo modelo seja adotado no táxi convencional.
Além da ampliação da capacidade de passageiros, no mês passado a prefeitura também estendeu o trajeto do táxi-lotação da Avenida Afonso Pena, incluindo ruas do Bairro Serra, também em caráter experimental por 90 dias. A extensão da rota abrange trechos das avenidas Bandeirantes e do Cardoso (Praça do Cardoso), além das ruas Trifana, Serranos, Angustura, Capivari, Dr. Alípio Goulart, da Passagem, Desembargador Mário Matos, Corinto e Henrique Passini.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias relevantes para o seu dia
O percurso segue até o ponto inicial tradicional, na Avenida Afonso Pena, 328, passando por locais já atendidos pelo serviço, como Praça da Bandeira, Praça do Papa, Instituto Orizonti, Avenida José do Patrocínio Pontes, Estação Lagoinha e Centro de Belo Horizonte.
Atualmente, de acordo com a prefeitura, 130 táxi-lotação atendem a cidade nos dois percursos autorizados. As tarifas são de R$ 6,35 (Avenida Afonso Pena) e R$ 6,05 (Contorno).