Vazamento de esgoto no bairro nobre de BH incomoda comerciantes
Moradores e comerciantes de rua do bairro Carmo, na Região Centro-Sul, relatam mau cheiro há cinco dias; companhia afirma que resolverá problema nesta sexta
compartilhe
SIGA

Um vazamento de esgoto na rua Grão Mogol, no Bairro Carmo, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, tem incomodado moradores e comerciantes. Segundo relatos, o escoamento do esgoto na via começou na segunda-feira (6/10).
De acordo com os comerciantes, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foi acionada algumas vezes ao longo da semana para realizar a correção do vazamento, mas sem sucesso. Questionada, a Copasa afirmou que o problema será solucionado ainda nesta sexta-feira (10/10).
Leia Mais
Enquanto a situação não é resolvida, os comerciantes reforçam que problema é antigo na região. A manicure Érica Millerschen, que trabalha no mesmo ponto há 20 anos, conta que somente neste ano, o extravasamento de esgoto na rua já ocorreu cinco vezes.
“Nós trabalhamos aqui no salão, que é de porta fechada, tem ar-condicionado, e ainda assim a gente sente. Só que na nossa porta aqui, os nossos vizinhos são dois restaurantes. Como é que come com esse cheiro que tá aqui? Tá horrível isso, tá uma coisa nojenta”, protesta Érica.
Segundo a manicure, a situação já foi relatada algumas vezes à Copasa e ainda não foi resolvida. Os clientes que frequentam os comércios na área também reclamaram do mau cheiro.
“Desde segunda-feira esse esgoto tá vazando, então está um cheiro insuportável. Da esquina você já sente. Tá horrível mesmo e vaza o dia todo”, disse a jornalista Aline Resende, cliente de Érica.
Antônio Piovesani, que é proprietário de um dos restaurantes, também entrou em contato com a companhia e não obteve retorno. “É difícil a situação porque eu tenho mesas que ficam na calçada, assim como dentro, e atrapalha o movimento da gente porque as pessoas se sentem incomodadas. Um cheiro muito forte que está aqui. A gente tem tentado resolver isso desde segunda-feira, mas sem retorno”, reclama.
Em nota, a companhia informou que alguns entupimentos e vazamentos na rede coletora podem ser causados pelo lançamento indevido de água de chuva na rede e pelo uso incorreto da mesma — como o descarte de resíduos sólidos, lixo, entulho e gordura.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
“A Copasa orienta os clientes a utilizarem corretamente o sistema de esgotamento sanitário, evitando o descarte de materiais inadequados nas ligações domiciliares. Segundo a a companhia, isso contribui "para a redução desse tipo de transtorno”, diz a nota.