Caminho do comércio: rota MG-RJ tem encontro e lança livro histórico
Reunião de pesquisadores em Bom Jardim de Minas lança livro e passaporte de trajeto histórico de rota que completa 214 anos
compartilhe
SIGA
Com lançamento de livro histórico e de passaporte para turistas, o 2º Encontro de Pesquisadores do Caminho do Comércio marca os 214 anos da rota histórica para consolidá-la como novo destino turístico nacional. O encontro ocorre neste sábado (15/11), a partir das 9h, no Casarão do Recanto do Saber, na Praça Presidente Vargas, em Bom Jardim de Minas (MG).
Leia Mais
No local, estarão reunidos historiadores, agentes de turismo, empresários e autoridades das 12 cidades que compõem o itinerário de 280km, que liga São João del-Rei (MG) ao Rio de Janeiro (RJ).
A programação oficial inclui o lançamento do livro "Caminho do Comércio – História e Itinerário de uma rota oitocentista", do historiador e promotor de justiça Marcos Paulo de Souza Miranda e do historiador Rodrigo Magalhães.
Também será apresentado o passaporte do viajante, no qual os turistas poderão coletar carimbos ao longo do trajeto. O evento terá ainda apresentações culturais, palestras sobre os atrativos de cada cidade e um roteiro de ciclismo pelo leito original da estrada, entre Andrelândia e Bom Jardim.
O Caminho do Comércio foi uma via aberta oficialmente por autorização de Dom João VI, em 14 de novembro de 1811. A rota foi uma deliberação da Real Junta do Comércio e Agricultura, criada com o objetivo estratégico de facilitar e baratear o abastecimento alimentar da Corte portuguesa, recém-chegada ao Rio de Janeiro.
Na prática, a estrada tornou-se um corredor econômico vital. Tropas saíam de Minas Gerais transportando bois, porcos, toucinho e queijos. Do Rio de Janeiro, retornavam com produtos essenciais que faltavam no interior, como sal, azeite, ferramentas e vidros. O traçado conectava São João del-Rei a portos fluviais em Nova Iguaçu, de onde as mercadorias seguiam embarcadas até a Baía da Guanabara.
A pesquisa histórica documentada no novo livro revela a passagem de personagens importantes da história brasileira pela rota. Entre os fatos descritos, estão uma diligência realizada por Tiradentes na região de Rio Preto e a passagem do Duque de Caxias pelo caminho, quando este entrou em Minas Gerais para combater a Revolta Liberal de 1842.
Recentemente, o Caminho do Comércio tem ganhado reconhecimento oficial. Em junho deste ano, o governo mineiro sancionou a Lei nº 25.288/25, de autoria do Deputado João Leite, que reconhece o trecho em Minas Gerais como de relevante interesse cultural. Em agosto, o Deputado Federal Pedro Aihara apresentou na Câmara o Projeto de Lei nº 3.774/2025, que busca criar a Rota Turística em nível nacional.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Uma pesquisa sobre acontecimentos recentes em Bom Jardim de Minas nos últimos seis meses não indicou estragos ou incidentes na região. Pelo contrário, a cidade tem recebido eventos de fomento cultural, como exposições e apresentações de dança no Centro Cultural Bom Jardim. Além disso, em outubro, foram iniciadas as aguardadas obras de recuperação da MG-457, rodovia que liga o município a Santa Rita de Jacutinga e é uma importante via de acesso ao estado do Rio de Janeiro.
Destaques do encontro
Local: Casarão do Recanto do Saber, Praça Presidente Vargas - Bom Jardim de Minas
- Programação
- 9:00h – Recepção
- 9:15h – Abertura da exposição de desenhos, quadros e artesanatos sobre o Caminho do Comércio
- 9.30h – Saudação oficial – Prefeito José Francisco Matos e Silva
- 10:00h – Manifestações dos Prefeitos Municipais da rota do Caminho do Comércio
- 11:00h - Lançamento do livro: Caminho do Comércio – História e Itinerário de uma rota oitocentista ligando Minas Gerais ao Rio de Janeiro (Marcos Paulo de Souza Miranda e Rodrigo Magalhães)
- 11:30h: Sessão de Autógrafos e apresentação da Banda de Música da 4ª. Brigada de Infantaria Leve de Montanha de Juiz de Fora
- Almoço
- 13:00h – O Caminho do Comércio em São João del-Rei – Ulisses Passareli
- 13:20 – Nhá Chica – A padroeira do Caminho do Comércio – Gilberto Furriel
- 13:40 - O Caminho do Comércio em Madre de Deus de Minas – Bruno Maelba
- 14:00h - O Caminho do Comércio em Andrelândia e Arantina - Marcos Paulo de Souza Miranda e José Marcos Alves Salgado
- 14:20h - O Caminho do Comércio em Bom Jardim de Minas – Felipe Teixeira
- 14:40h - A Ponte de União (O Caminho do Comércio em Rio Preto/MG e Valença/RJ) – Rodrigo Magalhães
- 15:00h – Onde a estrada encontra o rio (O Caminho do Comércio em Rio das Flores/RJ e Vassouras/RJ - Annibal Magalhães
- 15:20h - A Estrada do Comércio: Da velha Iguassú à balsa do Paraíba (O Caminho do Comércio em Miguel Pereira/RJ e Nova Iguaçu/RJ) - Edson Ribeiro
- 15:40 – Encerramento
Vagas limitadas
https://caminhodocomercio.blogspot.com/
Instagram @caminhodocomercio