Lei define Norte de Minas como Terra do Sol e da Energia Solar
Nova legislação utiliza do potencial solar dos municípios para incentivar o desenvolvimento e a instalação de usinas fotovoltaicas nas cidades
compartilhe
SIGA
Projeto de Lei sancionado pelo governador Zema na última quarta-feira (17/12) define a Região Norte de Minas Gerais como Terra do Sol e da Energia Solar. A nova legislação é fruto de projeto do deputado estadual Gil Pereira (PSD).
O nome dado faz referência à grande produção energética nas usinas fotovoltaicas das cidades localizadas na região. A Lei 25.628, oriunda do PL Nº 1.877/2023, busca, através de incentivos tributários, atrair investimentos e novas usinas para o Norte do estado.
Leia Mais
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, somente no mês de novembro, quatro novas usinas foram inauguradas em Minas Gerais.
O Ministério de Minas e Energia (MME) informa que Minas Gerais possui mais de 900 usinas solares, que correspondem ao maior potencial instalado no Brasil. Até 2028, a pasta projeta que o estado arrecade R$ 17,6 bilhões em investimentos no setor de energia solar, que devem impactar na criação de 160 mil empregos diretos e indiretos.
- Quais aparelhos mais gastam luz? Conheça os vilões da sua conta de energia
- DEVOLUÇÃO DE TRIBUTOS PARA O CONSUMIDOR DE ENERGIA
- Entenda a diferença entre desperdício de energia e esforço
Somente o parque de Arinos, na Região Noroeste de Minas, inaugurado em junho deste ano, pode produzir megawatts para abastecer cerca de 350 mil pessoas ou cerca de 70 mil residências.
(Com informações do Agência Brasil)
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
*Estagiário sob supervisão do subeditor Gabriel Felice