
Pesticidas causam danos consideráveis à biodiversidade, alerta estudo
"É preocupante que tenhamos encontrado impactos negativos generalizados em plantas, animais, fungos e micróbios que ameaçam a integridade dos ecossistemas"
compartilhe
Siga noOs pesticidas, amplamente utilizados na agricultura, afetam significativamente espécies de animais e vegetais não nocivos, portanto contribuem ativamente para o colapso da biodiversidade, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira (13/1) na Nature Communications.
-
31/03/2023 - 16:23 Como os pesticidas podem alterar nossos sentidos e fazer mal à saúde -
11/04/2024 - 16:00 Substâncias presentes em plásticos e pesticidas colocam a saúde em risco -
13/12/2024 - 12:00 Veneno: agrotóxicos causam infertilidade, aborto e várias alterações
- Anvisa: abacaxi e laranja são os alimentos com mais resíduos de agrotóxico
- Como desnutrição, toxinas na água e agrotóxicos criaram 'bolsões de microcefalia' no Brasil
"Muitas vezes, presume-se que os pesticidas são tóxicos principalmente para a praga em questão e organismos intimamente relacionados, mas isso claramente não é verdade", disse um dos autores, Dave Goulson, da Universidade de Sussex.
"É preocupante que tenhamos encontrado impactos negativos generalizados em plantas, animais, fungos e micróbios que ameaçam a integridade dos ecossistemas", acrescentou.
Especialistas encontraram consequências prejudiciais para mais de 800 espécies de plantas, fungos, insetos, peixes, pássaros e mamíferos que não deveriam ser diretamente impactados pelos produtos químicos.
Esses efeitos afetam seu crescimento, sua capacidade de reprodução e seu comportamento, como a capacidade de atrair presas ou de se deslocar.
Especialistas ressaltam ainda que o estudo destaca a atividade de substâncias isoladas, mas que seus efeitos podem ser "agravados" pela presença de aditivos ou pelo uso combinado de várias moléculas.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Para reduzir a magnitude do problema, os cientistas sugerem adotar políticas que incentivem a redução do uso de pesticidas ou maximizem sua eficácia.