A empresa americana Apple foi condenada nesta segunda-feira na França a pagar multa de 150 milhões de euros (quase 160 milhões de dólares, 934 milhões de reais) devido a um dispositivo em seus aparelhos que restringe a livre concorrência em termos de publicidade.
A Autoridade da Concorrência francesa considera que o dispositivo ATT ('App Tracking Transparency'), que a Apple apresenta como uma proteção adicional dos dados privados dos usuários, é na realidade um instrumento que restringe excessivamente aos concorrentes a possibilidade de propor publicidade personalizada.
- Lei Geral de Proteção de Dados passa a doer no bolso
- Acessar dados financeiros e respeitar a LGPD será complexo
As modalidades do dispositivo ATT "não são nem necessárias, nem proporcionais ao objetivo declarado pela Apple de proteção de dados", o que prejudica outros editores, afirmou a agência francesa.
Adotada pela empresa americana no início de 2021, o dispositivo ATT abre uma janela de consentimento sempre que o usuário inicia um aplicativo.
Leia Mais
Se o usuário clicar em 'não', o aplicativo perde acesso ao identificador publicitário da pessoa, um número único que permite o rastreamento online.
Bets e crimes cibernéticos impõem desafios para LGPD, aponta especialista
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Empresas do setor de publicidade francês apresentaram uma primeira denúncia ao órgão regulador em 2021.