Charlotte Holmes disse ter ido ao céu e ao inferno em experiência de quase morte - (crédito: The 700 Club)
crédito: The 700 Club
A americana Charlotte Holmes afirmou ter viajado ao céu e ao inferno, quando foi declarada morta, por 11 minutos, em 2019, quando tinha 66 anos. A história dela chamou atenção de estudiosos e espiritualistas, rendendo diversas reportagens na época. A experiência de quase morte voltou a viralizar em 2025, após entrevistas com a mulher serem resgatadas pela web.
No dia da morte, Charlotte foi a uma consulta de rotina no cardiologista. No entanto, ao chegar lá, a pressão arterial dela começou a subir muito. “Eles chamaram um código de emergência e começaram a correr. Pensei que talvez não a visse novamente", contou o marido dela, Danny, que presenciou toda a situação.
Os médicos faziam as manobras de ressuscitação, quando o coração dela parou de bater por 11 minutos, tendo sido considerada clinicamente morta. O socorro continuou e ela finalmente voltou à vida. "Eu podia me ver de cima, ver os médicos e enfermeiras trabalhando em mim", contou.
"Senti o cheiro das flores mais lindas que já cheirei. Ouvi música. Quando abri os olhos, soube que estava no céu. Vi minha mãe, meu pai, minha irmã. Eles estavam radiantes, rejuvenescidos. Não havia dor nem tristeza", explicou.
Charlotte descreveu o local, que era repleto de flores, que se balançavam ao som de melodias harmoniosas. Ela também disse que conheceu seu filho não nascido, que havia perdido anos antes, quando tinha cinco meses de gravidez.
Entre os principais pontos turísticos, destacam-se o Parque Nacional de Ubajara, que, embora localizado no município vizinho, é de fácil acesso a partir de Tianguá, e a Cachoeira do Pinga.
flickr - Otávio Nogueira
A cidade é um importante polo econômico e turístico da região, conhecida por suas belezas naturais, como cachoeiras, grutas e mirantes, que atraem visitantes em busca de ecoturismo e aventura.
wikimedia commons/Marilhavbr
Devido à sua altitude de cerca de 770 metros acima do nível do mar, Tianguá se destaca por seu clima mais ameno em comparação com outras áreas do estado.
wikimedia commons/creative commons/Roney Souza
Com uma população de 81 mil habitantes, o município de Tianguá, onde está localizado o sítio, fica situado na Serra da Ibiapaba e faz divisa com o estado do Piauí.
wikimedia commons/creative commons/MACÍLIO GOMES
“Já acreditávamos que seria um sucesso entre os casais, assim como o balanço com asas que também temos”, disse o gerente.
reprodução/instagram
A ideia da escada veio de um parque no México. Ela pode ser acessada gratuitamente por quem compra o ingresso do day use ou está hospedado no sítio.
reprodução/instagram
"Quase todos os dias há pedidos de namoro no local", revelou ele.
reprodução/instagram
De acordo com Júlio Aguiar, gerente do local, a escada tem atraído cada vez mais visitantes, e durante o dia sempre há fila para tirar fotos e aproveitar a paisagem.
reprodução
Um casal que mora em Imperatriz, no Maranhão, revelou que já visitou o Sítio do Bosco cerca de cinco vezes.
reprodução
Vídeos mostrando pedidos de casamento na escada já tiveram milhões de visualizações nas redes sociais.
reprodução/instagram
O local se tornou popular para pedidos de namoro e casamento, além de fazer sucesso na internet.
reprodução
Com 2,5 metros de altura, a escada "mágica" oferece uma bela vista da Serra da Ibiapaba.
reprodução/redes sociais
Ela fica situada no Sítio do Bosco, a cerca de 323 quilômetros de Fortaleza.
divulgação
Na cidade de Tianguá, no interior do Ceará, existe uma escada conhecida como “porta para o céu” que tem chamado a atenção nas redes sociais e atraído muitos curiosos.
montagem/reprodução instagram
Depois de ir ao céu, Charlotte disse que foi ao inferno – lugar que descreveu como assustador. "O cheiro era insuportável, como carne podre. Ouviam-se gritos dilacerantes. Deus me disse que eu precisava ver aquilo para entender o que acontece se as pessoas não mudarem sua conduta", relatou.
A viagem astral terminou com uma volta abrupta ao próprio corpo. O marido logo notou um leve movimento dos olhos. Ela se recuperou completamente e teve alta duas semanas depois.
A partir daí, ela realizou diversos testemunhos sobre sua história em igrejas e programas de TV. Charlotte Holmes morreu em novembro de 2023, aos 72 anos, devido a um segundo ataque cardíaco.