Israel e Hamas assinam primeira fase de acordo de cessar-fogo em Gaza
Donald Trump anunciou que a primeira fase do acordo foi fechada e prevê a libertação dos reféns israelenses e retirada de tropas de "linha acordada" em Gaza
compartilhe
SIGA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na noite desta quinta-feira (8/10), que o governo de Israel e o grupo extremista Hamas concordaram em assinar a primeira fase do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.
De acordo com o líder da Casa Branca, o Hamas concordou em libertar todos os reféns israelenses capturados em 7 de outubro de 2023. Em contrapartida, as tropas israelenses vão se retirar da "linha acordada" em Gaza. "Primeiros passos em direção a uma paz forte e duradoura. Todas as partes serão tratadas com justiça!", escreveu o presidente dos EUA, na rede social Truth Social.
Leia Mais
Este é um grande dia para o Mundo Árabe e Muçulmano, para Israel, para todas as nações vizinhas e para os Estados Unidos da América, e agradecemos aos mediadores do Catar, Egito e Turquia, que trabalharam conosco para que este Evento Histórico e Sem Precedentes acontecesse. Abençoados os pacificadores", escreveu Trump.
Em outubro de 2023, Israel deu início a uma ofensiva militar em Gaza, como resposta ao ataque de 7 de outubro de 2023 — no qual militantes do Hamas efetuaram um atentado em Israel que deixou 1,2 mil mortos. Outras 251 pessoas foram feitas de reféns.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Desde então, pelo menos 67.183 pessoas foram mortas em operações militares israelenses em Gaza, segundo o Ministério da Saúde do território.