Dallagnol comete gafe e confunde Glauber Braga com Glauber Rocha
Ex-procurador trocou parlamentar por cineasta em crítica no X
compartilhe
SIGA
O ex-procurador da República Deltan Dallagnol, hoje comentarista político, cometeu uma gafe ao comentar o caso do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ), chamando-o de “Glauber Rocha”, cineasta falecido há mais de 40 anos.
Glauber Braga ocupou a cadeira da presidência da Câmara dos Deputados nessa terça-feira (9/12), em protesto após a Mesa Diretora da Casa pautar a cassação de seu mandato para esta quarta (10). A polícia legislativa interveio e retirou o parlamentar à força do local.
Dallagnol fez post no X (antigo Twitter) repercutindo o caso e escreveu: “Como a esquerda se comporta num processo de cassação (e um legítimo). O que achou da atitude do deputado Glauber Rocha (sic)?”.
O ex-procurador citou que a cassação de Glauber Braga é "legítima". Em 2024, o parlamentar expulsou a chutes um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) que o perseguia na Câmara dos Deputados.
Dallagnol apontou legitimidade no processo porque teve o mandato cassado em junho de 2023, mas discorda da decisão. Ele perdeu o cargo de deputado federal pelo Novo do Paraná menos de 6 meses após assumir, porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) constatou que Deltan pediu exoneração do Ministério Público enquanto enfrentava 15 procedimentos administrativos contra si no Conselho Nacional da entidade.
Leia Mais
Glauber Rocha
Considerado por muitos o maior cineasta brasileiro de todos os tempos, Glauber Rocha dirigiu clássicos como “Deus e o Diabo Na Terra do Sol” e “Terra em Transe”. O baiano é reconhecido como principal teórico do Cinema Novo, movimento que propôs uma linguagem própria ao cinema brasileiro. Ele morreu em 1981, aos 42 anos, após problemas pulmonares.
O erro de Dallagnol provocou comentários irônicos de perfis ligados à esquerda.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Companheiro de partido de Glauber Braga, o deputado estadual de São Paulo Guilherme Cortez respondeu ao post do ex-procurador: “É demais exigir de você saber que Glauber Rocha era o cineasta, né?”.