JULHO AMARELO

Hepatite C: saiba os sintomas da doença conhecida como o vírus silencioso

Médico destaca a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento gratuito pelo SUS; testagem regular é essencial para identificar a infecção

Publicidade
Carregando...

Quais os sintomas da Hepatite C, conhecida como o "vírus silencioso" que tem cura graças aos avanços na medicina

Conhecida como o “vírus silencioso”, a Hepatite C é uma infecção viral que pode passar anos sem apresentar sintomas, dificultando o diagnóstico e aumentando o risco de complicações graves, como cirrose e câncer de fígado. Contudo, os avanços recentes no tratamento têm transformado o prognóstico dessa doença.

Martim Elviro, professor do Curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina, explica que hoje a Hepatite C é uma das poucas doenças virais curáveis, graças aos antivirais de ação direta disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

“A ausência de sintomas nas fases iniciais faz com que muitas pessoas desconheçam que estão infectadas. Por isso, a testagem regular, especialmente em grupos de risco, é essencial para identificar a infecção precocemente e iniciar o tratamento”, alerta a especialista. Segundo Martim, o tratamento com antivirais orais é eficaz, seguro e simples, durando de 8 a 12 semanas, com taxas de cura superiores a 95%.

Além de garantir melhores resultados para o paciente, o acesso ao tratamento gratuito pelo SUS representa um avanço importante na saúde pública, contribuindo para a redução da transmissão e para a meta de eliminar a Hepatite C como problema de saúde pública.

“A prevenção continua sendo fundamental, por meio do uso de seringas descartáveis, cuidados em procedimentos médicos e odontológicos, além da conscientização sobre a doença”, reforça Martim. Ele destaca ainda que o acompanhamento médico e a adesão ao tratamento são pilares para o sucesso terapêutico.

A campanha Julho Amarelo de conscientização sobre as hepatite virais reforça a importância da testagem e do tratamento precoce, incentivando a população a buscar orientação médica, mesmo na ausência de sintomas, e a combater o preconceito ainda associado à doença.

Martim elencou os principais sintomas da Hepatite C e reforça a importância de buscar um médico quando eles se tornarem frequentes:

  • Fadiga intensa e persistente
  • Febre baixa e prolongada
  • Perda de apetite
  • Náuseas e vômitos
  • Dor abdominal, especialmente no lado direito (região do fígado)
  • Icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) — mais comum em fases avançadas
  • Urina escura
  • Fezes claras
  • Dor nas articulações
  • Mal-estar geral

“Importante destacar que, na maioria dos casos, a Hepatite C é assintomática nas fases iniciais, o que reforça a importância da testagem regular para diagnóstico precoce”, diz o médico.

 Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay