Descobertas

Os mirantes mais impressionantes e pouco conhecidos do Brasil

Entre cânions, serras e penhascos, conheça mirantes secretos onde é possível encontrar paisagens de tirar o fôlego longe das multidões turísticas

Publicidade
Carregando...

Viajar em busca de paisagens de tirar o fôlego é um desejo comum e ainda melhor quando é possível fazer isso longe das aglomerações. Além dos cartões-postais famosos, há uma infinidade de lugares naturais escondidos entre cânions, vales e serras, que possuem visuais espetaculares com o bônus da tranquilidade.

Nesta matéria, listamos alguns dos mirantes secretos no Brasil que ainda passam despercebidos pela maioria dos roteiros turísticos.

Leia mais:

Conheça 3 mirantes secretos no Brasil

Saiba mais sobre os mirantes que pouco conhecidos no país, mas que possuem uma vista encantadora:

1. Mirante do Vale do Catimbau (PE)

Localizado no Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco, esse mirante oferece uma vista panorâmica de formações rochosas milenares e vegetação típica do semiárido. O visual lembra um "deserto" e, ao pôr do sol, o espetáculo é ainda mais impressionante. O acesso é feito por trilhas guiadas a partir do município de Buíque. No local é possível ver pinturas milenares.

2. Mirante da Janela (GO)

Em pleno coração da Chapada dos Veadeiros, o Mirante da Janela proporciona uma das vistas mais impactantes da região, o famoso salto do Rio Preto, emoldurado por duas grandes rochas que formam uma espécie de janela natural. A trilha, apesar de desafiadora (cerca de 8 km ida e volta), recompensa com uma paisagem incrível.

Mirante da Janela,
Mirante do Vale do Catimbau (PE) Marcelo Camargo/Agência Brasil

3. Cânion do Funil (MG)

Escondido na Serra do Espinhaço, próximo ao distrito de São João da Chapada, em Diamantina (MG), o Cânion do Funil é um dos lugares mais surpreendentes e menos visitados de Minas. O acesso é feito por estradas de terra e uma caminhada leve. De lá do alto, a vista é de um cânion imenso, cercado por campos rupestres e silêncio absoluto.

Por que esses lugares ainda são pouco conhecidos?

Muitos dos mirantes secretos no Brasil permanecem fora do radar turístico por alguns motivos:

  • Acesso difícil ou precário: estradas de terra, falta de sinalização e necessidade de trilhas limitam o número de visitantes;
  • Divulgação limitada: a maioria desses lugares não aparece em guias tradicionais de viagem ou redes sociais populares;
  • Preservação ambiental: por estarem inseridos em parques nacionais, áreas de proteção ambiental ou regiões isoladas, o acesso é, muitas vezes, restrito ou controlado para preservar os ecossistemas.

Esse conjunto de fatores contribui para que esses destinos mantenham sua aura de exclusividade e contato genuíno com a natureza.

Como visitar com segurança

Para quem deseja explorar esses mirantes secretos no Brasil, alguns cuidados são essenciais:

  • Pesquise bem antes de ir: informe-se sobre o trajeto, tipo de estrada, necessidade de guias e clima na época da visita;
  • Evite ir sozinho(a): a maioria dos mirantes requer trilhas ou caminhadas por áreas pouco sinalizadas. Contratar um guia local não apenas garante segurança, como também enriquece a experiência com informações e histórias;
  • Melhor época para visitar: normalmente, a estação seca (entre maio e setembro) é mais indicada, especialmente em regiões de cerrado e caatinga.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay