Trump x Biden: o que propõem os candidatos em 8 assuntos-chave para os EUA e o mundo
Planos do republicano e do democrata para o governo do país são essencialmente diferentes, mas têm alguns pontos em comum
BBC News Brasil
27/10/2020 08:07 - Atualizado em 04/11/2020 15:00
audima
Tanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quanto seu rival democrata nas eleições de 3 de novembro, Joe Biden, dizem que o futuro do país estará em jogo nas urnas.
Mas quão diferentes realmente são as propostas que cada um deles tem para os próximos quatro anos?
Desde a maneira de lidar com a pandemia de coronavírus, passando pela relação com o Brasil até a entrada de profissionais altamente qualificados no país, os planos do republicano e do democrata para o governo da maior potência mundial são, em grande parte, diferentes.
No entanto, também trazem alguns pontos em comum.
Com base no que ambos disseram e fizeram em suas respectivas campanhas, a BBC News Brasil reuniu, neste interativo, as principais posições dos candidatos à Presidência dos EUA nos temas mais que serão mais importantes para o país e o mundo nos próximos anos.
(foto: BBC)
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)
Acompanhe a apuração nos EUA
Como funciona o Colégio Eleitoral?
Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.
Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.
O que muda para o Brasil?
Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.