EUA: Trump diz que 'estão encontrando votos para Biden', que espera apuração completa
Atual presidente dos Estados Unidos passou as últimas horas se queixando do resultado parcial das eleições. Oponente, do Partido Democrata, apenas aguarda o final do processo de contagem
Estado de Minas
04/11/2020 14:29 - Atualizado em 04/11/2020 14:36
audima
O presidente Donald Trump, candidato à reeleição nos Estados Unidos, utilizou o Twitter mais uma vez para se queixar do processo de apuração no pleito americano. O atual líder da Casa Branca disse que “estão encontrando votos para Biden”. Joe Biden, oponente de Trump, também utilizou a rede social para dizer que aguarda o término da apuração.
“Eles estão encontrando votos de Biden em todos os lugares - na Pensilvânia, Wisconsin e Michigan. Tão ruim para o nosso país”, disse Trump.
“Eles estão trabalhando duro para fazer desaparecer a vantagem de 500.000 votos na Pensilvânia - o mais rápido possível. Da mesma forma, Michigan e outros”, completou o atual presidente.
Biden, mais cedo, também utilizou o Twitter para falar do processo eleitoral americano. O candidato democrata adotou um tom ameno e disse que aguarda a apuração completa dos votos. Em seu discurso durante a madrugada, Joe Biden afirmou que não cabe aos candidatos decidir quem ganhou, e, sim, ao povo americano.
“Não vamos descansar até que o voto de todos seja contado”, publicou Biden.
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)
Acompanhe a apuração nos EUA
Como funciona o Colégio Eleitoral?
Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.
Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.
O que muda para o Brasil?
Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.