Marcelo Souza e Silva fala em 'salvar a economia' e deseja simplificar abertura de empresas em BH
Candidato do Patriota quer criar agência para desenvolver novos negócios e postos de trabalho na cidade
Por
Bertha Maakaroun
Por
Guilherme Peixoto
31/10/2020 08:30 - Atualizado em 31/10/2020 09:48
audima
Presidente licenciado da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo Souza e Silva representa o Patriota na disputa pela prefeitura da capital mineira. O empresário crê que a retomada econômica, fortemente impactada pela pandemia do novo coronavírus, é prioridade. Em entrevista ao Estado de Minas, ele detalhou como pretende dar fôlego aos negócios instalados na capital.
“Há um plano de incentivo, neste momento ajudando as empresas que estão abertas, mas enfrentando dificuldades. Pode haver a isenção de alguns impostos, dentro do princípio da legalidade, identificando e atraindo setores importantes. A prestação de serviços e a economia podem ser fomentados”, destacou.
Marcelo define sua candidatura como “movimento para salvar a economia”. ”Precisamos muito fazer com que as empresas que estão em Belo Horizonte e conseguiram sobreviver à pandemia sejam fortalecidas. além de criar ambiente favorável para termos novas empresas. O objetivo é gerar mais empregos, dar sustento às famílias e proporcionar qualidade de vida diferente à população”, disse.
Desburocratização na mira
Para atrair novas empresas, Marcelo aposta na desburocratização. Ele acredita no potencial de Belo Horizonte para receber negócios ligados à tecnologia, mas diz que o processo é dificultado por “um muro de 20 metros de altura na prefeitura” — referência ao candidato à reeleição Alexandre Kalil (PSD).
“Vamos buscar formas de simplificação de abertura. Se pegarmos um setor e trabalharmos a redução gradativa de impostos vinculada ao aumento de arrecadação, podemos fomentá-lo de maneira mais agressiva. Logicamente, é preciso planejamento e articulação. Falamos de setores de serviços, como tecnologia de informação. Temos qualidade para atrair esse tipo de empresa, que trazem empregos de modernidade”, projetou.
Apoio a pequenos negócios
Marcelo Souza e Silva foi o primeiro postulante ao Executivo municipal a oficializar sua pré-candidatura. Uma das ideias do representante do Patriota é dar forma a um organismo que possa dar orientações a emprendedores e formar trabalhadores.
“Falamos em fazer uma agência de desenvolvimento, que é algo moderno, para que não haja tanta dependência do poder público. Essa agência teria forte participação da sociedade civil organizada, com a prefeitura sendo a protagonista. E, também, uma agência de fomento, com linhas de crédito diferenciadas e,a qualificação de empreendedores e trabalhadores”.
Na visão do empresário, as agências de desenvolvimento podem, inclusive, ajudar na busca por grupos interessados em abrir postos de trabalho na cidade “Podemos criar esse ambiente favorável, gerando empregos em novos negócios. Precisamos preparar a pessoa para esses empregos e, por isso, as agências de fomento são importantes”, completou.
As entrevistas
De quinta (22) até o próximo dia 12, o Jornal da Alterosa promove, em dias úteis, entrevistas de cinco minutos com os candidatos a prefeito de Belo Horizonte. O noticiário vai ao ar às 19h15. Antes de participar do programa televisivo, Marcelo foi sabatinado por jornalistas do Estado de Minas.
As matérias sobre a entrevista ao EM serão publicados neste sábado, na internet. No domingo, a edição impressa trará um resumo dos principais pontos abordados durante a conversa.
Fabiano Cazeca (Pros), Rodrigo Paiva (Novo), Nilmário Miranda (PT), Bruno Engler (PRTB), Áurea Carolina (Psol) e Cabo Washington Xavier (PMB) também já foram sabatinados
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.