Em São Paulo, candidata à Prefeitura de BH adota campanha 'home office'
No grupo de risco para a COVID-19, Marília Domingues, do PCO, planeja estar na capital para a reta final da corrida eleitoral
Por
Guilherme Peixoto
01/11/2020 17:47 - Atualizado em 01/11/2020 19:09
audima
Faltam 14 dias para a eleição municipal, mas a candidata do Partido da Causa Operária (PCO) à Prefeitura de Belo Horizonte, Marília Domingues, está em São Paulo. Asmática, ela integra um dos grupos de risco para o novo coronavírus e, desde o começo da pandemia, está no estado vizinho.
Mesmo com a caça aos votos a todo vapor, a estudante, de 25 anos, optou por permanecer em solo paulistano. Ao Estado de Minas, Marília explicou que utiliza as ferramentas virtuais para tentar diminuir os impactos de sua ausência física em BH.
“Como a gente está em meio à pandemia, evitamos ficar saindo de casa e faz, mesmo, a campanha pela internet. Tenho feito lives, vídeochamadas e ligações. Se eu fosse me deslocar para Belo Horizonte, ainda assim não poderia sair às ruas”, afirmou, dizendo ter, em São Paulo, “melhores condições de tratamento” para sua comorbidade.
A ideia, segundo ela, tem sido seguida por militantes do PCO em Belo Horizonte.
“A gente sempre considera que o melhor é estar no corpo a corpo, falar com as pessoas olhando nos olhos. Mas, realmente, é uma questão de força maior, de saúde. Então, temos que respeitar”, explicou.
Ao contrário do que aconteceu com representantes do PCO em anos anteriores, o registro da candidatura de Marília foi aprovado pela Justiça Eleitoral. Ela está, portanto, apta a aparecer nas urnas. Em 2018, ela concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados.
“Temporada” em BH está nos planos
Marília e o partido organizam a vinda da candidata para Belo Horizonte. Ela planeja passar ao menos a reta final da campanha na cidade. No próximo dia XX, ela será sabatinada presencialmente por jornalistas dos Diários Associados. A postulante ao Executivo municipal garantiu esforços para comparecer.
O PCO tem chapa “puro-sangue” para a disputa na capital mineira. O vice-candidato é Silvanio Vilaça.
A sigla nasceu quando a corrente responsável por sua fundação foi expulsa do PT. Legamente, o PCO existe desde 1995.
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.