Mourão sobre Brasil reconhecer vitória de Biden: 'na hora certa'
Vice-presidente disse que o presidente vai transmitir os cumprimentos do Brasil a "quem for eleito"
Estado de Minas
09/11/2020 10:15 - Atualizado em 09/11/2020 10:34
audima
O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira(9), ao chegar no Palácio do Planalto, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) irá cumprimentar a eleição do vencedor da eleição para presidente nos Estados Unidos "na hora certa".
Enquanto Bolsonaro mantém o silêncio com relação a vitória do democrata projetada pela imprensa norte-americana, boa parte dos chefes de Estado e governo já reconheceram e congratularam Biden nas redes sociais.
“Julgo que o presidente está aguardando terminar esse imbróglio aí, de discussão se tem voto falso, se não tem voto falso, para dar o posicionamento dele, e acho que é óbvio que o presidente na hora certa vai transmitir os cumprimentos do Brasil a quem for eleito”, disse Mourão se referindo a contestação judicial do resultado por parte do republicano Donald Trump que não reconhece a derrota e, sem provas, alega que há fraude no processo.
“Vamos aguardar. É uma questão prudente. Acho que essa semana define as questões que estão pendentes, a coisa volta ao normal e a gente se prepara para o novo relacionamento que deve ser estabelecido”, afirmou o vice-presidente demonstrando que acredita na vitória de Biden ao mencionar o"novo relacionamento" a ser estabelecido daqui para frente entre o Brasil e os Estados Unidos.
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)
Acompanhe a apuração nos EUA
Como funciona o Colégio Eleitoral?
Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.
Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.
O que muda para o Brasil?
Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.