Localizado no espaço do antigo Aeroporto Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte, o Parque Ecológico Maria do Socorro Moreira pode ser um novo ‘point’ para realização de eventos na capital mineira.
- BH: Parque do Aterro volta a ser debatido após anos sem sair do papel
- Obras para criação de parque do Ribeirão do Onça devem começar neste ano
Reaberto em dezembro do ano passado, após reformas, o espaço foi inaugurado como palco no início deste mês, quando recebeu o festival Punk no Park. A expectativa do diretor da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) da Prefeitura de BH, Clair Benfica, é que esse tenha sido o primeiro evento de muitos.
“É um espaço que precisa ser descoberto”, afirma Benfica, que vê o Parque Ecológico Maria do Socorro Moreira como uma área versátil, com possibilidade de receber mostras de cinema, feiras e outras iniciativas culturais.
Leia Mais
Para atrair o público e produtores de eventos, o diretor diz que a estratégia é divulgar a existência do espaço. A gestão pretende realizar essa medida informando as organizações que procuram a FPMZB com intuito de reservar um dos parques de BH para realização de eventos de que o Maria do Socorro Moreira também pode ser utilizado.
O diretor da Fundação também afirma que o espaço é propício para a montagem de palcos, como foi realizado no festival, devido ao amplo gramado. O Punk no Park teve um público de cerca de 600 pessoas, mas Benfica acredita que o local comporta até mil pessoas.
A área do parque que foi reformada e está aberta ao público tem aproximadamente 70 mil metros quadrados, contando com as quadras de terra, o gramado, ideal para piqueniques, e balanços para as crianças. Ao todo, o parque tem cerca de 100.000 m² e foi dividido em três seções para reformas. Para a segunda área, que conta com pista de skate e um auditório, já está aberto o processo de licitação. Não há ainda planos para o terceiro espaço.
A localização do parque também é uma qualidade para Clair Benfica, uma vez que na Região Noroeste de BH só há mais um — o Parque Ecológico e de Lazer do Bairro Caiçara. “Esses parques que vão aparecendo nas regiões fora do Centro têm um papel fundamental, tanto na possibilidade do lazer, do encontro das pessoas, e na produção cultural, de arte e esporte, como também pelo contato com a natureza”, afirma. O diretor da FPMZB conta que já foram plantadas mais de 500 árvores no local.
História do parque
O Aeroporto no Bairro Carlos Prates foi desativado em abril de 2023. O Parque Ecológico Maria do Socorro Moreira, conhecido como Parque do Aeroporto, foi implantado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em 2000, como parte de um convênio firmado entre o município e o Governo Federal para cessão temporária do espaço, segundo o Executivo municipal.
“A implantação do parque ocorreu em duas etapas: a primeira, entregue em setembro de 2000, incluiu campo de futebol, quadra de futebol de salão e de vôlei e pista de Cooper. A segunda fase foi executada em maio de 2001 e foram construídas quadras poliesportivas, anfiteatro, pista de skate profissional, mini playground e lanchonete”, informa a PBH.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Em 2016, a administração do espaço voltou para a Infraero. O parque passou a ser gerido pela prefeitura, por meio da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, em 2024. O cenário atual do parque é diferente do registrado pelo Estado de Minas em abril de 2023. Naquele período, o espaço estava abandonado, com mato alto, lixo e entulhos acumulados.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice