MG: BR-040 é liberada sete horas após acidente com caminhão-tanque
Rodovia ficou fechada na altura do km 603, em Congonhas, depois que um caminhão que transportava etanol tombou e pegou fogo. Motorista do veículo morreu
compartilhe
Siga noDepois de sete horas de interdição, a BR-040 foi liberada na altura do quilômetro 603, em Congonhas, na Região Central de Minas. O tráfego no trecho foi fechado por volta das 8h30 depois que um caminhão-tanque carregado de etanol tombou e pegou fogo. O motorista do veículo, que não teve a identidade informada, morreu carbonizado.
Segundo informações da EPR Via Mineira, concessionária que administra o trecho, apesar da liberação, os motoristas podem encontrar fluxo lento de até dois quilômetros em ambos os sentidos da via. Segundo a empresa, o tráfego ficou interditado até às 11h40, quando a pista no sentido Belo Horizonte foi liberada em operação de mão dupla.
Leia Mais
Equipes da concessionária sinalizam o trecho. No local, há oito quilômetros de congestionamento no sentido Belo Horizonte (MG) e 10 quilômetros no sentido Juiz de Fora (MG). As equipes seguem atuando para garantir a segurança e restabelecer o tráfego.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a carreta bitrem tombou e pegou fogo. Um dos tanques, que continha diesel, foi consumido pelas chamas. O incêndio foi controlado, mas ainda há risco de explosão, uma vez que o outro tanque, contendo etanol, está com vazamento.
Os bombeiros começaram a limpeza da pista para, em seguida, fazer o transbordo da carga e a remoção do tanque que ainda corre risco incendiar. “Até o momento, realizamos o combate das chamas, neutralizamos o risco de vazamento do combustível, estamos realizando a contenção do mesmo para que não se espalhe ainda mais pelo local”, disse capitão Guimarães, comandante da Companhia de Bombeiros Militar em Conselheiro Lafaiete.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O combate ao fogo pelos bombeiros começou às 7h37, segundo o boletim de ocorrência, com risco elevado de explosão pelo tipo de carga. No mesmo horário, a EPR Via Mineira enviou uma viatura de inspeção, guincho pesado e ambulância. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram as chamas se alastrando na vegetação às margens da rodovia e atingindo o veículo, além de fumaça visível a grande distância.