Passeio de catamarã na Lagoa da Pampulha já tem data marcada; confira
Prefeito Álvaro Damião declara o cartão-postal 'oficialmente navegável'. Velas já são vistas no espelho d'água
compartilhe
SIGA

Já pensou em passear de barco na Lagoa da Pampulha, cartão-postal de Belo Horizonte? Ver, por outro ângulo, o Conjunto Moderno projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) e reconhecido como Patrimônio Mundial e Paisagem Cultural pela Unesco (agência das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)?
Pois na manhã deste domingo (5/10), o prefeito da capital, Álvaro Damião, anunciou que a lagoa será reaberta para passeios turísticos a partir de 12 de dezembro, marcando as comemorações dos 128 anos da capital. O anúncio, com direito a "ação de reconhecimento da navegabilidade do espelho d'água", pelo prefeito e outras autoridades, foi durante cerimônia no Iate Tênis Clube.
Leia Mais
Antes de seguir numa balsa da Prefeitura de BH, Damião participou da assinatura de Termo de Cooperação com a Federação Mineira de Vela (FMVela), representada pelo comandante de flotilha de Lagoa Santa (Grande BH), Gustavo Lacerda.
Passeios nas águas
O projeto-piloto de navegabilidade da Lagoa da Pampulha terá duração de três meses e prevê a contratação, via licitação, de embarcações do tipo catamarã com capacidade para 30 passageiros sentados, garantia de visibilidade para contemplação da paisagem, conforme divulgado pela PBH.
O prefeito disse que as embarcações vão operar de quinta-feira a domingo, com três saídas diárias entre as 8h e 17h com ingressos gratuitos e disponibilizados em site próprio.
O passeio terá duração mínima de uma hora (incluindo embarque, desembarque e navegação), percorrendo um circuito para contemplação de todos os monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha e sua paisagem cultural, acompanhados por um guia turístico que vai apresentar conteúdo histórico, cultural e ambiental.
A embarcação deve ter banheiro e água disponível, além de sistema de som.
Damião prevê a saída dos barcos do píer-mirante existente diante do Museu Casa Kubitschek, na orla. "Juscelino Kubitschek (1902-1976) foi o último prefeito de BH a navegar na Pampulha", afirmou o chefe do Executivo.
Treinos
Também neste domingo, atletas da Federação Mineira de Vela fizeram um “treino” de reconhecimento do espelho d’água da Lagoa da Pampulha, com atletas em dois barcos.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O reconhecimento saiu da rampa interna do Iate Tênis Clube, no sentido da Casa do Baile, até a Praça de Iemanjá, de onde retornaram seguindo a margem próxima do Museu de Arte da Pampulha.