PASSEIO INDEPENDENTE DO CLIMA

O que fazer em BH em um dia chuvoso: 5 roteiros culturais na capital

A previsão de chuva não precisa estragar o passeio; descubra roteiros por museus, cafés e mercados para aproveitar o melhor de BH a qualquer tempo

Publicidade
Carregando...

A previsão do tempo para essa terça-feira (14/10) é de chuva em Belo Horizonte. Mas isso não é um convite para ficar em casa. A capital mineira oferece um leque de opções culturais em ambientes fechados, perfeitos para transformar um dia cinzento em uma oportunidade de explorar arte, história e gastronomia sem se molhar.

De museus em prédios históricos a mercados vibrantes, é possível montar roteiros completos e aproveitar o melhor que BH tem a oferecer, mesmo de guarda-chuva na mão. Organizamos cinco sugestões para você explorar a capital mineira a qualquer tempo.

1. Mergulho cultural no Circuito Liberdade

O Circuito Liberdade é a escolha ideal para um dia chuvoso. A maioria dos espaços culturais fica em prédios históricos imponentes e muito próximos uns dos outros, permitindo que você caminhe por curtas distâncias, quase sempre sob marquises. A melhor parte é que a programação é vasta e a entrada, na maioria dos locais, é gratuita.

Comece pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que sempre abriga exposições de grande porte, nacionais e internacionais. Depois, atravesse a praça e visite o Memorial Minas Gerais Vale, um museu interativo que conta a história e a cultura do estado de forma criativa. Se ainda tiver tempo e disposição, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece uma jornada pelo universo em seu planetário.

Como aproveitar melhor o passeio:

  • Planeje antes: consulte a programação de cada espaço cultural on-line. As exposições mudam com frequência e pode haver eventos especiais.

  • Faça uma pausa: o Circuito conta com ótimos cafés, como o Café do Museu CCBB, perfeitos para um lanche ou um café quente entre uma visita e outra.

Pintura de figura amarela, semelhante a um peixe, criada por Helio Coelho
Obra de Hélio Coelho faz parte da exposição "Fullgás" que está em cartaz no CCBB-BH Rafael Salim/divulgação

2. Sabores e histórias no Mercado Central

Poucos lugares traduzem a alma de Belo Horizonte como o Mercado Central. Totalmente coberto, ele é um labirinto de cores, aromas e sabores que funciona como um refúgio perfeito contra a chuva. Lá dentro, o tempo lá fora deixa de importar. A experiência é um convite para se perder pelos corredores e descobrir algo novo a cada esquina.

Você pode provar queijos premiados, experimentar cachaças artesanais, comprar artesanato local e, claro, almoçar em um de seus restaurantes tradicionais. O fígado com jiló é um clássico, mas as opções vão desde o pão de queijo quentinho até pratos completos da culinária mineira. É um programa que envolve todos os sentidos e rende horas de exploração.

Como aproveitar melhor o passeio:

  • Vá com calma: não tenha pressa. O melhor do mercado é caminhar sem rumo e observar o movimento e a variedade de produtos.

  • Converse com os vendedores: eles são parte da experiência e adoram contar histórias sobre os produtos e a tradição do local.

  • Experimente de tudo um pouco: compre porções pequenas de diferentes quitutes para provar a diversidade da gastronomia local.

 

O Guia Virtual do Mercado Central será lançado nesta terça-feira (26)
Mercado Central é uma ótima opção em dias de chuva em BH Qu4rto Studio/Divulgação

3. Arte do clássico ao popular no Palácio das Artes

O Palácio das Artes é o maior complexo cultural de Minas Gerais e um destino completo para um dia de chuva. O espaço abriga teatros, cinemas e três galerias de arte que recebem exposições variadas, de artistas renomados a novos talentos. A arquitetura do local, projetada por Oscar Niemeyer, já é uma atração por si só.

Anexo ao Palácio, o Centro de Artesanato Mineiro (Ceart) oferece um contraponto interessante. Enquanto as galerias apresentam a arte erudita, o centro reúne o melhor da produção artesanal do estado. É a oportunidade de ver de perto a riqueza da cultura popular mineira, com suas cerâmicas, tecelagens e esculturas, tudo em um ambiente coberto e acolhedor.

Como aproveitar melhor o passeio:

  • Integre os programas: verifique a programação do cinema ou de alguma peça de teatro para o mesmo dia da sua visita às galerias.

  • Foco no artesanato: no Ceart, procure pelas peças do Vale do Jequitinhonha, famosas por suas bonecas de cerâmica e estilo único.

  • Combine com um café: o Café do Palácio é um lugar charmoso para encerrar o passeio com vista para o Parque Municipal.

Palácio das Artes: 3 momentos icônicos que marcaram a história de BH
Palácio das Artes é outra boa opção de passeio Jair Amaral/EM/D.A Press

4. Ciência e natureza no Museu da UFMG

Para quem busca um programa diferente, especialmente com crianças, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG é uma ótima pedida. Embora tenha uma grande área verde, o museu possui um acervo interno fascinante que pode ser explorado sem se preocupar com a chuva. O destaque absoluto é o Presépio do Pipiripau.

Criado pelo artesão Raimundo Machado, o presépio é uma obra de arte em movimento com mais de 580 figuras que narram a vida de Jesus Cristo em 45 cenas. É uma atração que encanta adultos e crianças há gerações. Além dele, o museu tem exposições sobre arqueologia e a fauna e flora brasileiras, garantindo um passeio educativo e divertido.

Como aproveitar melhor o passeio:

  • Verifique os horários do presépio: a visita ao Presépio do Pipiripau ocorre de quarta a sábado, com sessões às 10h, 11h, 14h, 15h30 e 16h30.

  • Visite as exposições: o jardim botânico possui obras sobre arqueologia, botânica e cartografia, além de estufa de orquídeas, que podem ser visitadas mesmo em dias chuvosos.

  • Acesso: o museu fica um pouco mais afastado da área central, então planeje o transporte, seja por aplicativo ou ônibus.

5. História e esporte no Mineirão

O Mineirão tem programação mesmo em dias sem jogos ou eventos no estádio. No tour, o público pode conhecer lugares restritos, onde só os jogadores e a imprensa transita.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Além de uma visita guiada pelo estádio, o público também pode conhecer o Museu Brasileiro do Futebol (MBF). Lá é possível conhecer artefatos materiais e imateriais do futebol brasileiro.

Como aproveitar melhor o passeio:

  • Compre o ingresso antecipadamente: tanto o tour quanto o museu recebe os turistas em dias e horários específicos, de acordo com os ingressos disponibilizados no site. Veja os horários e datas disponíveis no site

  • Planeje onde vai estacionar: o estacionamento do Mineirão só fica aberto aos finais de semana, quando a Esplanada está aberta, ou em dias de jogos e eventos.

 

Esplanada do Mineirão recebe evento de Natal
O museu no Mineirão é mais uma opção de passeio Divulgação/Mineirão

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay