Duas barragens em Minas Gerais deixam estado de emergência
Estruturas localizadas em Ouro Preto e Catas Altas foram consideradas seguras pela Agência Nacional de Mineração
compartilhe
SIGA

As barragens Doutor e Dicão Leste, localizadas, respectivamente, nos municípios de Ouro Preto e Catas Altas, na Região Central de Minas, foram consideradas seguras pela Agência Nacional de Mineração (ANM). As estruturas estavam em nível 1 de emergência e agora receberam Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. Os dois barramentos são operados pela mineradora Vale.
- TCE suspende licenciamento de barragem de rejeitos em cidade mineira
- Morador de Brumadinho será indenizado por rompimento de barragem
A barragem Doutor, na Mina Timbopeba, havia passado por obras de descaracterização que teriam contribuído para o aumento da segurança da estrutura. Além disso, de acordo com a Vale, houve a instalação de novos instrumentos que permitiram a obtenção de informações mais precisas sobre a estrutura.
Leia Mais
Já a barragem Dicão Leste, que fica na Mina Fazendão, passou, também de acordo com a Vale, por melhorias e adequações desde 2020. Além disso, estudos indicaram melhoras nas condições de estabilidade.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Quintiliano Guerra, diretor de Geotecnia e Hidrogeologia da Vale, comemorou a obtenção do documento técnico que atesta a segurança das estruturas. “Continuamos avançando com as obras de reforço, de descaracterização e com o monitoramento”, afirmou.