Minas Gerais registra o primeiro caso de suspeita de intoxicação por metanol, de acordo com informações publicadas pelo Ministério da Saúde neste sábado (4/10). 

A pasta relatou ao Estado de Minas que a notificação foi registrada em Santa Maria do Suaçuí, no Vale do Rio Doce. 

A população do município é de 12.788 pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2022. A cidade tem 624,047 km² de área.

O Estado de Minas entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde, que informou que, até o momento, não há registro de casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado. 

A SES-MG disse que o caso foi descartado, após ser discutido com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (CIATox/MG), vinculado ao serviço de Toxicologia do Hospital João XXIII da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), e por não atender a definição de caso suspeito.

Além disso, confirmou que os sintomas da pessoa são compatíveis com febres hemorrágicas, mas não há mais detalhamentos do caso até o momento.

A reportagem também pediu posicionamento da Prefeitura de Santa Maria do Suaçuí e aguarda retorno.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem, ao todo, 195 casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. 

 Em todo o país, são 14 confirmados e 181 em investigação. Do total de registros, 162 são em São Paulo (14 confirmados e 148 em investigação).

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

compartilhe