A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, na manhã desta quarta-feira (8/10), que o caso investigado de intoxicação por metanol em bebida foi descartado em Belo Horizonte. Segundo a pasta, não foram detectados metanol nem ácido fórmico nas amostras de sangue da paciente de 48 anos.

A mulher deu em entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital apresentando sintomas como dor abdominal, náuseas, vômitos e cefaleia. Na manhã dessa terça-feira (7/10), ela foi transferida para o Hospital João XXIII, onde recebeu todos os cuidados necessários.

Amostras coletadas foram enviadas à perícia da Polícia Civil para análise, conforme o protocolo estadual, que descartaram a presença de metanol no corpo da mulher.

 

Até o momento, três casos suspeitos de intoxicação por metanol em Minas foram notificados junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-Minas), mas todos eles foram descartados.

Além da paciente de Belo Horizonte, as notificações envolveram um homem de 25 anos, residente em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, e outro de 27, de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata. Atualmente, não há casos suspeitos em investigação no estado.

O que fazer em caso de suspeita de intoxicação?

A SES-MG recomenda que a população não consuma bebida alcoólica de procedência duvidosa. Em caso de sintomas como náusea, vômito, dor abdominal, alteração visual e sonolência, a orientação é buscar ajuda médica imediata. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (CIATox/MG) segue disponível 24 horas para orientação técnica e assistência a possíveis casos de intoxicação. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CIATox/MG pelos números 0800- 722-6001 e (31) 3239-9308.

 
 
 
 
 
 
 
compartilhe