ÁGUA EM VINHO

Historiador afirma ter encontrado o local do primeiro milagre de Jesus

Durante séculos, historiadores acreditaram que Cristo transformou água em vídeo em um local, mas novas evidências mostram outra localização

Publicidade
Carregando...

O historiador americano Tom McCollough, professor aposentado da Centre College of Kentucky, diz ter descoberto o verdadeiro local onde Jesus Cristo teria realizado seu primeiro milagre, ao transformar água em vinho. O especialista afirma ter encontrado novas evidências arqueológicas que sustentam essa tese, ao contrário do que outros arqueologistas acreditaram por anos.

De acordo com a Bíblia, o primeiro milagre de Jesus aconteceu durante um casamento na vila de Caná, onde, diante da escassez de vinho, ele teria pedido aos servos que enchessem talhas com água. Quando o mestre-sala provou o conteúdo, o líquido havia sido transformado em vinho.

Durante séculos, o consenso entre estudiosos e fiéis era de que a antiga Caná estaria localizada onde hoje fica Kafr Kanna, uma cidade na Galileia, em Israel. Porém, McCollough aponta outro local: Khirbet Qana, a cerca de 16 quilômetros de distância.

McCollough, que lecionou religião e história no Centre College até 2017, argumenta que essa vila judaica, habitada entre 323 a.C. e 324 d.C., oferece o conjunto de evidências mais coerente com os relatos bíblicos. Entre os achados, estão túneis e cavernas com inscrições cristãs, cruzes e referências a “Kyrie Iesou” (Senhor Jesus, em grego), além de vestígios de práticas de veneração religiosa que remontam ao século V. 

Esses elementos indicam que cristãos consideravam o local sagrado, visitando-o por séculos até as Cruzadas no século XII. “Descobrimos um grande complexo de cavernas de veneração cristã usado por peregrinos que vinham visitar o local do milagre”, afirmou McCollough à Pen News.

Durante a escavação, o pesquisador também encontrou um altar, uma prateleira com um jarro de pedra e espaço para mais cinco — exatamente o número de talhas descrito na narrativa bíblica. “Os textos de peregrinação da época descrevem práticas que batem com o que encontramos nesse complexo”, explicou.

McCollough também baseia sua teoria em descrições feitas pelo historiador judeu Flávio Josefo, que viveu no século I. Segundo ele, as referências geográficas de Josefo e do Novo Testamento coincidem com a localização de Khirbet Qana.

Além disso, o historiador contesta a tradição católica que consolidou Kafr Kanna como destino de peregrinação. “Essa associação só foi feita no século XVIII pelos franciscanos, que priorizavam a praticidade da rota de peregrinação em vez da precisão histórica”, argumentou.

Para McCollough, suas descobertas podem reforçar a historicidade dos relatos bíblicos. “Nossas escavações mostraram que Khirbet Qana era uma vila judaica próspera, situada no centro das atividades de Jesus. Para o Evangelho de João, Caná era como uma base segura para Jesus, o local ao qual ele e seus discípulos retornavam quando enfrentavam resistência na Judeia”, disse.

A revelação faz parte de uma série de investigações arqueológicas recentes focadas em locais mencionados na Bíblia. Em março, por exemplo, pesquisadores anunciaram ter encontrado vestígios de um antigo jardim sob a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém. E, no início do ano, arqueólogos em Israel identificaram possíveis evidências de uma batalha bíblica na cidade de Megido.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Com escavações ainda em andamento, McCollough acredita que o sítio arqueológico de Khirbet Qana pode transformar o entendimento histórico sobre os locais-chave do cristianismo.

Tópicos relacionados:

cristianismo mundo

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay