Os casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil depois do consumo de bebidas alcoólicas subiram para 41, de acordo com informações do Ministério da Saúde lançadas nesta quarta-feira (15/10). Até segunda-feira (13/10), eram 32 confirmações.

Segundo a última atualização, apenas os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul confirmaram casos. Nesta quarta-feira, o estado de Pernambuco também entrou para a lista. Com isso, os números de casos confirmados são: 33 em São Paulo; 4 no Paraná, 3 em Pernambuco e 1 no Rio Grande do Sul, de acordo com o Ministério da Saúde. 

No país, há 107 notificações em investigação. Outras 469 foram descartadas.

Mortes

A atualização da pasta da saúde também revela que mais três mortes foram confirmadas, sendo uma em São Paulo e duas em Pernambuco. No total, o país tem oito mortes por intoxicação, sendo cinco no estado paulista.  

Outras 10 mortes por metanol estão em investigação no país: quatro em São Paulo, três em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul, Paraíba e Paraná. 

Minas Gerais

O Ministério da Saúde informou que Minas Gerais não tem casos sob investigação ou confirmados. A Secretaria Estadual de Saúde descartou quatro notificações nos municípios de Açucena, Belo Horizonte, Poços de Caldas e Sabará, que foram registradas nos boletins do governo federal. 

“Não temos e provavelmente não teremos. Essas intoxicações vinculadas a bebidas alteradas geralmente acontecem em larga escala, dificilmente vai acontecer um caso isolado”, afirmou o Secretário Estadual de Saúde (SES-MG), Fábio Baccheretti, nessa terça-feira (14/10). 

De acordo com o secretário, a relação da pasta com os municípios é imediata e há o acionamento da Polícia Civil para investigações. “Certamente não teremos casos, eu acho que isso aí agora vai ficar bem restrito, mas o alerta fica para o resto das nossas vidas. Bebidas de procedência duvidosa, especialmente aos comerciantes. Uma distribuidora que está vendendo uma bebida muito barata, muito abaixo do valor habitual, desconfie”, aconselhou Baccheretti.


A SES-MG alerta a população sobre os riscos do consumo de bebidas de procedência duvidosa e orienta que, diante de sintomas suspeitos, os pacientes procurem imediatamente atendimento médico. Todos os casos suspeitos devem ser comunicados ao Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (CIATox/MG), que fornecerá orientações clínicas e fará a notificação imediatamente ao  Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs-Minas).

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Quais são os sintomas? 

A SES-MG informa que são sintomas de intoxicação por ingestão de metanol: náuseas, vômitos, dor abdominal, cefaleia (geralmente de forte intensidade), confusão, vertigem, perda de visão, borramento visual, especialmente quando persistem ou se agravam entre 6 e 72 horas após a ingestão de bebida destilada.

compartilhe