DESCONFORTO

'Festa Julina': comidas típicas podem causar gases; veja como evitar

Delícias como milho, amendoim e feijão são irresistíveis, mas podem causar desconforto; veja como manter o bem-estar mesmo diante das tentações da festa

Publicidade
Carregando...

Milho verde, pamonha, canjica, bolo de fubá, curau, feijão, arroz-doce, cocada e paçoca. As 'festas julinas são uma verdadeira celebração da culinária brasileira. Mas, para quem tem o sistema digestivo mais sensível, exagerar nas delícias do São João pode acabar provocando desconfortos como inchaço, estufamento e gases.

De acordo com o gastroenterologista Décio Chinzon, a formação de gases é um processo natural do organismo, mas certos alimentos, especialmente os ricos em fibras, açúcares fermentáveis ou lactose, tendem a aumentar essa produção.

Veja a seguir alguns dos principais pratos das festas julinas que podem causar esse efeito e o que fazer para aliviar ou evitar o problema:

1. Milho e seus derivados (pamonha, curau, canjica, bolo de milho) 

O milho é o protagonista das festas julinas, mas seu alto teor de fibras e carboidratos fermentáveis pode causar gases e estufamento, principalmente se consumido em excesso ou sem a devida mastigação.

2. Feijão (tropeiro, caldinho, baião de dois) 

Muito presente nas festas do interior, o feijão é uma leguminosa que fermenta no intestino, liberando gases. Deixar os grãos de molho antes do preparo ajuda a reduzir substâncias que provocam esse efeito.

“O preparo dos alimentos influencia diretamente na produção de gases. Por exemplo, pratos como feijão tropeiro ou pamonha podem ser menos agressivos ao sistema digestivo se forem preparados com atenção à técnica, como deixar o feijão de molho por mais tempo ou evitar o excesso de gordura nos recheios. São ajustes simples que ajudam a manter o sabor típico da festa, mas com menos chances de provocar desconforto”, orienta o gastroenterologista.

3. Doces com leite (arroz-doce, pudim, curau, queijadinha) 

Alimentos à base de leite e derivados são comuns nas festas julinas. Pessoas com intolerância à lactose podem sentir desconforto após o consumo desses doces, já que a digestão da lactose gera gases em quem tem sensibilidade.

4. Coco e amendoim (paçoca, pé-de-moleque, cocada) 

Esses ingredientes típicos são deliciosos, mas ricos em gordura e fibras insolúveis, o que pode tornar a digestão mais lenta e favorecer a formação de gases, especialmente quando consumidos em grande quantidade.

5. Bebidas gaseificadas 

O refrigerante, comum nas comemorações, contém gás carbônico, que pode se acumular no trato digestivo e causar sensação de estufamento e arrotos.

Como aproveitar a festa sem desconforto? 

  • Mastigue bem os alimentos: “Comer devagar facilita a digestão e reduz a ingestão de ar, uma das principais causas da formação de gases”, explica Dércio.

  • Modere nas porções: “Saborear um pouco de cada prato é melhor do que exagerar, o excesso pode sobrecarregar o sistema digestivo”, alerta.
     
  • Considere medicamentos antiflatulência: “Produtos à base de simeticona atuam diretamente no trato digestivo, dissolvendo as bolhas de ar antes que provoquem incômodo. Ao contrário do que muitos pensam, eles não provocam flatulência”, explica. Já existem opções no mercado que proporcionam alívio rápido da dor e estufamento e sem liberar os gases, pois desfazem as bolhas ainda na barriga em até 10 minutos. Caso os sintomas persistam, é importante procurar orientação médica.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
 

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay