COVID-19: Índices não melhoram, e Valadares segue na faixa de Alerta Alto
Na classificação do Alerta Alto, os estabelecimentos comerciais só podem funcionar com até 1/3 da capacidade total. Bares e restaurantes têm de fechar às 22h
Por
Tim Filho - Especial para o EM
22/06/2021 21:28 - Atualizado em 22/06/2021 21:48
audima
O relatório de duas semanas epidemiológicas, que compreende o período de 6 a 19/6, em Governador Valadares, foi divulgado nesta terça-feira (22/6) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Mais uma vez, ele determinou a permanência da cidade no nível de Alerta Alto, que equivale à onda vermelha do Plano Minas Consciente.
A decisão se deu após mais uma avaliação dos seguintes indicadores: incidência diária, taxa de aumento de mortalidade, taxa de transmissão e taxa de ocupação de leitos UTI-COVID-19.
Neste nível, continuam funcionando todas as atividades comerciais, industriais, de saúde e de lazer, respeitando a lotação máxima de 1/3 da capacidade.
A exceção são as danceterias, discotecas e casas de shows, que serão autorizadas a funcionar apenas no Nível de Alerta Baixo. No Alerta Alto, bares e restaurantes têm de fechar as portas às 22h diariamente.
Os dados foram analisados e validados por um comitê, composto por um representante do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, o Diretor Executivo do Hospital Municipal (HMGV) e um representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Os níveis são monitorados desde que a Prefeitura de Valadares adquiriu autonomia para gerir o funcionamento do comércio e considerando a criação do Protocolo Sanitário Municipal de enfrentamento à COVID-19.
Foram criados 3 níveis de alerta – Baixo, Médio e Alto –, onde são determinados os níveis de restrições e cuidados para o funcionamento das atividades, de acordo com o panorama epidemiológico do município.
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.