Kalil garante que escolas de BH estão prontas para receber alunos a partir de janeiro
Atual prefeito e candidato à reeleição evitou estipular uma data precisa para retorno: 'Quem sabe disso não sou eu, é o vírus'
Por
Matheus Adler
21/10/2020 20:24 - Atualizado em 21/10/2020 20:38
audima
O atual prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Alexandre Kalil (PSD), disse, nesta quarta-feira (21), que as escolas municipais estão prontas para receber alunos a partir de janeiro de 2021. O chefe do Executivo da capital mineira, no entanto, não citou uma data específica para isso acontecer.
Kalil deu a declaração durante encontro com representantes de creches conveniadas à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Durante a conversa com os jornalistas, o atual prefeito falou sobre o calendário híbrido nas escolas municipais, ou seja, que mistura 2020 e 2021. Foi quando o chefe do Executivo falou sobre a expectativa do retorno das aulas presenciais.
“Conversei agora com a professora Ângela (Dalben, secretária municipal de Educação). Nós vamos tentar forçar a aula da escola fundamental. Aí vai ter gente que não vai poder acompanhar. Vai ter um reforço (nas aulas). É o que nós achamos de melhor. Mas se vier ideia melhor, pode passar para ela que a gente aceita. É o caminho que nós achamos. Já estamos com todas as escolas preparadas para receber os alunos, se Deus quiser, em janeiro”, disse Kalil.
No entanto, quando foi perguntado sobre uma data precisa para o retorno dos alunos às salas de aula, o candidato à reeleição foi sucinto. “Quem sabe disso não sou eu, é o vírus.”
Enquanto as aulas presenciais não voltam, Kalil disse que famílias dos alunos da rede municipal seguirão recebendo cestas básicas. “Alimentação de criança é a coisa mais importante que existe no universo. Não existe nada mais importante do que alimentar uma criança. É o que eu disse e repito: pode faltar luz na prefeitura, mas criança com fome no meu governo não vai ter”, concluiu.
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.