'É triste ver a fábrica de fake news que criaram na eleição de BH', diz João Vitor Xavier
Candidato à Prefeitura de Belo Horizonte publicou vídeo dizendo estar sendo vítima de notícias falsas
Por
Ana Mendonça*
03/11/2020 17:31 - Atualizado em 03/11/2020 18:21
audima
O candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, João Vítor Xavier (Cidadania), publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que sua campanha está sendo vítima de disseminação de notícias falsas. "É triste ver a fábrica de fake news que criaram na eleição de BH", alega o atual deputado estadual.
Nas imagens, ele diz já ter procurado a Justiça Federal e cobrado um posicionamento sobre a “avalanche” de notícias falsas que sua campanha está sofrendo. “São mentiras e agressões disparadas todos os dias nos telefones das pessoas”, explica.
De acordo com o candidato, as mensagens são enviadas por perfis falsos criados usando o CPF de pessoas que já morreram. “Nós pedimos a apuração da Polícia Federal e também da Polícia Civil”, diz.
“Queremos saber quem está por trás disso, quem está financiando, porque custa muito caro e porque dinheiro não cai do céu”, comenta João Vitor.
O candidato afirma que vai “descobrir se tem dinheiro público envolvido e quem está bancando essa ação criminosa”.
Ele finaliza o vídeo pedindo às autoridades que tomem uma posição “rapida e dura”.
“Se estamos incomodando, continuaremos mostrando a #BHdeVerdade e projetos para melhoria de nossa cidade, porque #BHMereceMais”, diz a legenda do vídeo.
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.