Candidato à Prefeitura de BH coloca educação como prioridade e propõe aumentar salário de professores
Professor Wendel Mesquita pensa na valorização do corpo docente municipal
Bertha Maakaroun
Matheus Muratori
07/11/2020 09:45 - Atualizado em 09/11/2020 07:14
audima
Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), candidato à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições municipais deste ano, faz jus ao nome da profissão que seguiu antes da carreira política e considera a educação como ponto principal para a cidade. Segundo o concorrente, que também é deputado estadual de Minas Gerais, um passo é a valorização do corpo docente.
“Inicialmente, faremos uma reestruturação de valorização dos professores. Muitas vezes, fica só no discurso dos políticos, mas quando sentam na cadeira, não colocam em prática aquilo que está no discurso. Vamos fazer essa valorização, mudar essa estrutura dos salários dos professores, ampliar, e criar a Casa do Professor, espaço permanente de formação. Nosso professor tem a carência de auxílio para sua formação”, afirmou, em entrevista ao Estado de Minas.
Wendel Mesquita também considera que o estudo municipal ficou prejudicado em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus. O candidato traçou um paralelo com a gestão do Governo de Minas sobre essa condução e afirmou que a ideia é fazer “dois anos em um” em 2021.
“Essas adaptações já estão acontecendo, mas precisamos ampliar. Ter também uma força tarefa, teve uma perda e infelizmente a Prefeitura de BH não estava preparada para aula virtual e não quis se preparar. O estado fez essa preparação, mesmo que de última hora, teve no período pandêmico, mas teve. Principalmente internet, foi levar esse material. BH ficou estagnada, minha proposta é que em 2021 a gente tenha o cenário de fazer dois anos em um. a cada seis meses, se conclui uma série, e vamos ter que ter aula sábado, feriado, mas acho que os alunos estão com saudades de escola, de aula. Acho que os alunos vão entender isso, que terão que fazer um esforço maior para 2021”, finalizou.
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.