Previsão em Governador Valadares é de decisão da disputa em segundo turno
Depois do registro das candidaturas, não houve divulgação de pesquisas sobre a disputa da prefeitura municipal. A expectativa de quem acompanha as campanhas é de que haverá segundo turno.
Por
Luiz Ribeiro
08/11/2020 06:00 - Atualizado em 08/11/2020 07:38
Pela primeira vez, neste ano, Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, após ter alcançado 200 mil eleitores, tem a previsão da eleição para prefeito e vice-prefeito em dois turnos. A situação só muda se, no próximo domingo, um candidato alcançar 50% dos votos válidos mais um. Depois do registro das candidaturas, não foram divulgadas pesquisas eleitorais no município. A expectativa de quem acompanha as campanhas dos concorrentes é de que a disputa se resolva no segundo turno.
A última pesquisa sobre a briga pela Prefeitura de Governador Valadares, feita pelo Instituto F 5 Atualiza Dados e encomendada pela TV Alterosa, divulgada ainda em agosto pelo Estado de Minas, apontou disputa acirrada entre o prefeito André Merlo (PSDB) e o vice-prefeito, Luciano de Oliveira e Silva (PSC), o Dr. Luciano. Merlo apareceu com 20,87% das intenções de voto, seguido por Dr. Luciano, com 14,02%. O terceiro colocado no levantamento foi o deputado federal Leonardo Monteiro (PT), que tem a preferência de 10,68%, seguido de Coronel Lacerda (PSL), com 5,18%; e da vereadora Rosemay Mafra (PSB), com 2,84%.
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.