Lafayette Andrada nega disputa com Bruno Engler por posto de candidato bolsonarista em BH
Ambos os concorrentes tentam nas campanhas atrelar as imagens à do presidente Jair Bolsonaro
Por
Bertha Maakaroun
Matheus Muratori
12/11/2020 08:00 - Atualizado em 12/11/2020 09:53
audima
Dois candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições municipais usam a imagem de Jair Bolsonaro (sem partido) como apoiador ou “mentor” nas campanhas: Bruno Engler (PRTB) e Lafayette Andrada (Republicanos). Engler é tido como “afilhado” de Bolsonaro, é publicamente apoiado pelo governante e critica a postura de Andrada.
O candidato do Republicanos, contudo, nega uma disputa pelo posto. Lafayette é deputado federal e atua na base do governo na Câmara dos Deputados. Esse é o argumento usado pelo parlamentar para justificar o uso do nome de Bolsonaro na campanha.
“Meu partido, o Republicanos, é da base do governo Bolsonaro na Câmara. É onde estão filiados os filhos de Bolsonaro, tenho afinidade no aspecto econômico, liberal, e também até nos costumes, mais tradicionais. Existe essa afinidade e sou da base dele na Câmara. Não vejo nenhuma impropriedade dizer que sou candidato alinhado com Bolsonaro, embora o Bruno Engler, no qual tenho todo respeito, tenha amizade pessoal com Eduardo Bolsonaro. Acho que não seja uma disputa, queria até mais candidatos que fossem bolsonaristas”, disse Lafayette Andrada, ao Estado de Minas.
Nas campanhas, Lafayette se coloca como candidato que defende os mesmos valores de Bolsonaro, chamando-o de capitão em diversas inserções. Já Engler, também deputado estadual mineiro, já gravou vídeos com o presidente e, nessa quarta, participou de uma live com o governante.
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.