Acessibilidade: idosos e pessoas com deficiência têm apoio nas zonas eleitorais
Na Escola Estadual Governador Milton Campos, no Bairro de Lourdes, o acesso às seções da 32ª zona eleitoral é garantido por rampa larga
Por
Márcia Maria Cruz
15/11/2020 08:10 - Atualizado em 15/11/2020 12:37
audima
Idosos, pessoas com deficiência ou com qualquer problema de mobilidade recebem o apoio de técnicos convocados pela Justiça Eleitoral para as eleições 2020 para prefeitos e vereadores.
Em todas as zonas eleitorais, há técnicos de apoio à acessibilidade. Na Escola Estadual Governador Milton Campos, o Estadual Central, no Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, o elevador foi desativado como medida de prevenção ao novo coronavírus. No entanto, o acesso às seções da 32ª zona eleitoral é garantido por rampa larga.
No colégio, a Justiça Eleitoral criou a seção 107 para todos os eleitores que precisam de acesso diferenciado. Bastava o eleitor pedir a transferência do título. "Em todas as zonas eleitorais temos técnicos de apoio e coordenadores de acessibilidade. Estamos aqui para ajudar as pessoas que precisam de atendimento diferenciado", diz a coordenadora de acessibilidade Juliana Gandra Silveira.
Ela se refere a idosos com dificuldade de mobilidade, cadeirantes ou até mesmo pessoas que quebraram as pernas, por exemplo, e precisam usar muletas.
Acompanhe ao vivo a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo uai.com.br e em.com.br.
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.