Urnas eletrônicas ficaram estocadas em quartéis da PM, que foi a responsável pela distribuição
Serviço começou às 3h deste domingo. O recolhimento acontecerá a partir de 17h
Por
Ivan Drummond
15/11/2020 08:27 - Atualizado em 15/11/2020 12:38
audima
Eram 3h quando a votação teve início para cadetes da Academia de Polícia Militar. Eles foram os responsáveis pela distribuição das urnas para os diversos pontos de votação, não só na capital, mas também no interior.
Todo o serviço foi feito pela PMMG. Às 3h30, as urnas começaram a deixar os 12 pontos onde ficaram guardadas, a maioria quartéis da corporação. Antes de 6h, todos os equipamentos já estavam instalados.
No total, em Belo Horizonte e Contagem, são 1.022 urnas, distribuídas em 104 locais de votação. O recolhimento acontecerá a partir de 17h e será feito pelos mesmos cadetes que fizeram a distribuição.
Houve uma preocupação extra com relação à higienização das urnas. Elas foram feitas pelo próprio TRE. Não só as urnas, mas as caixas em que foram transportadas. Haverá higienização também na hora do recolhimento.
Acompanhe ao vivo a apuração das urnas neste domingo (15), a partir das 17h, pelo uai.com.br e em.com.br.
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.