Projeção do Datafolha aponta Kalil como vencedor no primeiro turno em BH
Projeção indica que Belo Horizonte deve seguir com Alexandre Kalil como prefeito
Estado de Minas
15/11/2020 21:07 - Atualizado em 15/11/2020 21:18
audima
Uma projeção do Datafolha, que compõe o Grupo Folha, aponta que Alexandre Kalil (PSD) será, já no primeiro turno, o vencedor das eleições municipais deste ano e reeleito prefeito de Belo Horizonte. A projeção do Datafolha foi baseada na apuração de 12% das urnas eletrônicas.
Com 12% das urnas de BH apuradas, Kalil lidera a disputa com 59,7% dos votos válidos. Ele é seguido pelo deputado estadual Bruno Engler, que tem 11,03%.
Ainda neste cenário parcial, a terceira colocada colocada é a deputada federal Áurea Carolina (Psol), com 10,26%. O outro concorrente acima dos 5% dos votos válidos é João Vítor Xavier, que tem 8,9%.
Um problema técnico no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impediu a apuração mais rápida das urnas eletrônicas em todo país. A última atualização em BH, que considera a contabilização de 12% das urnas, é de 19h41 deste domingo.
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.