Após quarentena em SP, candidata do PCO em BH panfleta contra Bolsonaro no Centro
Marília Domingues promoveu atos na Praça Sete e na Feira Hippie; representante da sigla em Contagem participou
Guilherme Peixoto
08/11/2020 15:15 - Atualizado em 08/11/2020 15:50
A candidata do Partido da Causa Operária (PCO) à Prefeitura de Belo Horizonte, Marília Domingues, faz neste fim de semana as primeiras agendas presenciais de campanha. Após cumprir quarentena em São Paulo por conta da asma que a coloca no grupo de risco para o novo coronavírus, a postulante ao Executivo municipal veio à capital mineira. Neste domingo e no sábado (7), ela panfletou no Centro da cidade contra o governo de Jair Bolsonaro (sem partido).
Neste domingo, Marília caminhou pela Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena, a Feira Hippie. Ontem, esteve na Praça Sete. O PCO defende, em seu programa partidário, a saída de Bolsonaro do Palácio do Planalto.
A legenda quer, ainda, que o petista Luiz Inácio Lula da Silva possa concorrer à presidência em 2022. Atualmente, ele está inelegível.
No último domingo, o Estado de Minas mostrou que Marília vinha promovendo atos remotos de campanha, já que estava fora de BH. As atividades presenciais eram tocadas por militantes da Causa Operária.
“A gente sempre considera que o melhor é estar no corpo a corpo, falar com as pessoas olhando nos olhos. Mas, realmente, é uma questão de força maior, de saúde. Então, temos que respeitar”, explicou.
Ela adiantou que organizava, junto ao partido, os planos para passar uma temporada em BH. No próximo dia 10, a estudante será sabatinada presencialmente por jornalistas dos Diários Associados.
As atividades deste fim de semana foram conjuntas: Sebastião Pessoa, representante da sigla na corrida eleitoral em Contagem, na região metropolitana, participou dos atos e fez sua campanha.
Histórico
Ao contrário do que aconteceu com representantes do PCO em anos anteriores, o registro da candidatura de Marília foi aprovado pela Justiça Eleitoral. Ela está, portanto, apta a aparecer nas urnas. Em 2018, ela concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados.
O PCO tem chapa “puro-sangue” para a disputa na capital mineira. O vice-candidato é Silvanio Vilaça.
A sigla nasceu quando a corrente responsável por sua fundação foi expulsa do PT. Legalmente, o PCO existe desde 1995.
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.