O efeito do tênis no equilíbrio emocional
Especialista explica como o esporte ajuda a reduzir estresse, melhorar a concentração e promover saúde mental, servindo como uma ferramenta terpêutica
compartilhe
Siga noO aumento de casos de ansiedade, estresse e esgotamento emocional, especialmente após o período de pandemia, é evidente. No Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 10% da população convive com transtorno, colocando o país entre os com maior prevalência no mundo. Diante desse cenário, as práticas esportivas têm se mostrado aliadas poderosas na preservação da saúde mental. E, entre tantas modalidades, o tênis vem ganhando espaço não apenas como um hobby, mas como uma ferramenta terapêutica.
- Por que o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo
- Sete atividades físicas que aliviam o estresse e a ansiedade; confira
Para Felipe Garcia, professor de educação física e franqueado da Fast Tennis, rede de academias de tênis que se dedica a transformar a prática do esporte em uma experiência divertida, a modalidade possui características únicas que beneficiam o equilíbrio emocional. “O tênis exige concentração, trabalho respiratório, tomada rápida de decisões e contato social saudável. Esse combo atua diretamente no controle da ansiedade e na melhora da qualidade de vida”, explica.
Sensação de prazer e bem estar
A prática regular contribui para liberar endorfina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, além de reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. “O tênis alia raciocínio rápido, estratégia e movimentação intensa, o que favorece tanto o condicionamento corporal quanto o alívio mental”, ressalta.
Leia Mais
Redução dos sintomas
Entre os principais efeitos positivos do tênis para a saúde mental estão a melhora da autoestima e da autoconfiança, estímulo à socialização e formação de novas conexões. Além disso, o esporte reforça o desenvolvimento de foco e resiliência emocional, proporcionando alívio de tensões cotidianas e melhora na qualidade do sono.
Prática democrática
Segundo o educador físico, o mais interessante é que o tênis funciona para todos, independentemente da idade ou experiência prévia. É um esporte democrático, que pode começar como hobby e se transformar em uma terapia semanal para o corpo e a mente.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia